domingo, 24 de abril de 2016

O RABO DO BOI



O Rabo do Boi

Bernardinho vivia numa grande fazenda. Todas as manhãs, a mãe de Bernardinho o levava pra passear perto do rio onde a grama era verdinha e suculenta.  _ Acorda filhote, já está na hora de pastar a grama verdinha lá perto do rio. E o bezerro acordava e num pulo já estava em pé. _ Oba! Vambora, mamãe, hoje eu acordei com uma fome de leão! Vou comer tudo pra crescer e ficar fortão. Os dois riam muito e seguiam pelo pasto em direção ao rio. Bernardinho ia chamando os amigos: o pato, o ganso, o marreco, o cabrito e todos juntos na maior algazarra cantavam : Eu vou! Eu vou! Pro rio agora eu vou! Eu vou! Eu vou! E de brincadeira em brincadeira Bernardinho foi crescendo e ficando fortão como queria. Era orgulho da mamãe e do papai. 
Numa manhã de muito calor, Bernardinho foi levado por dois homens para fazer parte da Farra do Boi. Ele foi maltratado, ferido, humilhado e teve o rabo cortado num golpe de facão. Depois de tudo acabado, Bernardinho foi levado de volta pra fazenda,  e quando todos viram o rabo cortado, riam muito, chamando de  "cotoco". E sem a "vassourinha" da ponta do rabo, ele não podia espantar as muriçocas que o picavam sem dó. Bernardinho foi ficando cada dia mais triste e solitário, vivia escondido, com vergonha dos amigos. Um dia, na beira do rio, a garça sentiu muita pena de Bernardinho e olhando o "cotoco" de rabo, teve uma ideia! _ Ei, Bernardinho, vou dar um jeito no seu rabo!Me encontre aqui amanha e levantou voo sumindo no céu. No outro dia Bernardinho foi até o rio e a garça pousou, trazendo no bico, um espanador! _ Pronto, meu amigo, vamos resolver o seu problema!-, e chamaram Juju, a aranha tricoteira pra amarrar o espanador no cotoco do rabo de Bernardinho.
Juju, fez um laço e dois nós, amarrou direitinho pra não cair. E Bernardinho ficou feliz, abanado o rabo pra lá e pra cá espantando as moscas e todos viveram felizes na fazenda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário